quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Terras de sombras – J. M. Coetzee

Escrito em 1969, mas publicado na África do Sul somente em 1974, em virtude do Apartheid, Terra de sombras é o primeiro romance de J. M. Coetzee. Nele, o autor faz uma analogia entre a invasão norte-americana no Vietnã e colonização holandesa na África do Sul, sonda o elo entre o poderoso e o impotente em duas épocas distintas da história da humanidade, no século XVIII e no século XX.
São duas novelas. Na primeira delas, Projeto Vietnã, Coetzee investiga a questão do poder através da guerra psicológica empreendida pelos Estados Unidos na Guerra do Vietnã e suas consequências, inclusive para aqueles que a praticaram, como é o caso do jovem oficial, personagem da novela, que sofre um surto psicótico.
A outra novela, A narrativa de Jacobus Coetzee, é a história de um Bôer (descendente de colonizadores brancos) fronteiriço do século XVIII que se vinga de nativos por terem-no tratado “sem o devido respeito a um homem branco”. Jacobus Coetzee seria um antepassado do autor. Terras de Sombras não está entre as grandes obras de Coetzee, mas vale a pena lê-lo como introdução a sua vasta obra. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário