segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Cinema nacional: Colegas

O filme Colegas (2012), do diretor Marcelo Galvão, tem seus pontos baixos, como a narração em tom de fábula, de Lima Duarte, o que contrasta com a linguagem utilizada pelos personagens, que são diálogos que refletem a realidade das ruas.  Essa indecisão poderia prejudicar o desenvolvimento da trama. Mas não é o caso.  Um outro ponto que poderia ser negativo no filme é o fato de usar três atores com Síndrome de Down como protagonistas, o que poderia parecer apelativo, mas o diretor soube conduzir o filme de forma a tirar essa impressão.
Três amigos com Síndrome de Down, Stallone (Ariel Goldenberg), Aninha (Rita Pook) e Márcio (Breno Viola) fogem do instituto em que viviam e começam uma sucessão de aventuras, misturando celulares com gírias antigas, carros de épocas variadas e referências a diversos filmes, como Thelma & Louise. Um acerto do filme é fugir do politicamente correto, como no caso dos detetives Portuga e Souza, que sempre se referem aos fujões como “retardados”.
Um filme com altos e baixos, alguns equívocos e muitos acertos. Numa época em que a palavra mágica é “inclusão”, Colegas deixa essa tarefa por conta dos próprios portadores de necessidades especiais. Não é um filme imperdível, é apenas um filme que se pode assistir.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário