sexta-feira, 11 de outubro de 2013

As biografias censuradas

Desde 12 de julho, por determinação da juíza da 7ª Vara Cível de Curitiba, está proibida em território nacional a venda da biografia não autorizada da bilionária gaúcha Lily Safra, Gilded Lily (sem título em português), viúva do banqueiro Edmond Safra, morto em 1999, em circunstâncias não totalmente esclarecidas. A ação partiu de um sobrinho de Lily, Leonard Watkins, sob a alegação de que alguns capítulos do livro sugerem que seu pai, Artigas Watkins, irmão de Lily, teria algum envolvimento na morte do segundo marido da bilionária, Alfredo Monteverde, que oficialmente cometeu suicídio em 1969, deixando uma herança para a viúva de US$ 300 milhões.
Entre as celebridades brasileiras, Roberto Carlos é considerado o rei da censura. Em 2007, conseguiu proibir a biografia não autorizada Roberto Carlos em detalhes, do historiador Paulo César de Araújo. Agora tenta barrar na justiça a circulação do livro Jovem Guarda: Moda, música e juventude, tese de mestrado da historiadora Maíra Zimmermann. Em ambos os casos, a alegação é que os livros revelam detalhes da vida íntima do astro.
Não dava para esperar algo diferente de Roberto Carlos, artista que se imiscuiu de qualquer assunto polêmico durante a ditadura militar. Mas ele ganhou aliados de peso! Aliados que ninguém esperava, como Gilberto Gil, Caetano Veloso e Chico Buarque, que foram duramente censurados por décadas. Pois é, ao lado de Milton Nascimento, Djavan e Erasmo Carlos (mais o próprio Roberto Carlos) fundaram o grupo Procure Saber, que pretende entrar na disputa para que haja autorização prévia do biografado para a comercialização de livros desse gênero.
Já existem mecanismos legais suficientes para punir escritores que usam informações falsas e ofendem a honra do biografado. Criar um novo mecanismo em que o biografado decide se sua biografia pode ou não ser publicada é punir o livro e o leitor, não o mal escritor. Se essas celebridades querem o glamour, mas não quero o ônus da vida de celebridade, que é ter a vida privada constantemente devassada, então vivam uma vida de simples mortais, no anonimato. Se for para ler biografia “chapa branca”, é melhor ler enciclopédia...      

Nenhum comentário:

Postar um comentário