quarta-feira, 16 de outubro de 2013

A idade do ferro – J. M. Coetzee

Sétimo livro de J. M. Coetzee, lançado em 1990, A idade do ferro é uma longa carta de uma mãe sul-africana para a sua filha, que auto exilou na América. Nela, Mrs. Curren fala para a filha como é viver num país sob o regime do Apartheid, onde impera a violência desmedida entre brancos e negros. Com uma doença terminal, a velha senhora conhece, no dia em que o médico lhe informa que lhe resta pouco tempo de vida, Vercueil, um sem teto que procura seu jardim para se abrigar.
Vivendo num mundo hostil, Vercueil e Mrs. Curren desenvolvem uma relação de amizade intensa, através da qual os dois vão procurar abrigo e fugir dos seus medos. Tendo como pano de fundo uma sociedade extremamente desigual, seja por questões raciais ou sociais, os dois personagens mostra ao leitor que é possível haver amor ao próximo, que a raça ou a comdição social não põe as pessoas em lados antagônicos.
Porém, como em todos os romances de Coetzee, não espere palavras pungentes ou lirismo. As mensagens que Coetzee nos passa vem através de uma escrita crua e cirúrgica, de uma sobriedade cruel, chegando a agredir o leitor mais sensível, mas tirando-o da indiferença. Uma leitura recomendada sem reservas...     

Nenhum comentário:

Postar um comentário