segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Cinema nacional: Zé Ramalho – O herdeiro de Avôhai

José Ramalho Neto ou, simplesmente, Zé ramalho é daqueles compositores e cantores cujas músicas, compostas há décadas, ultrapassam gerações, nunca saem da memória do público, independente da idade. Uma prova disso foi o dueto que o artista fez com a banda de heavy metal Sepultura no rock in Rio, que passou a ser chamado, carinhosamente de ”Zepultura”. Quem poderia imaginar que aquele sertanejo de voz possante, cujas músicas remetem à MPB, daria certo num dueto com os “metaleiros”? Mas deu!  
É por essa versatilidade, entre outras coisas, que torna-se justa a homenagem que o jornalista e documentarista paraibano Elinaldo Rodrigues faz no seu documentário Zé Ramalho: o herdeiro de Avôhai, lançado em 2009. Com 126 minutos, o filme cobre a trajetória de Zé Ramalho de Brejo do Cruz, no sertão da Paraíba, onde nasceu, até o sucesso nacional, depois de passar por Campina Grande e João pessoa. O filme também pontua as várias influências do artista, desde a cultura popular nordestina até o rock inglês.
A entrevista com Zé Ramalho, que serve de guia para o documentário, foi feita no teatro Santa Roza, em João Pessoa, com o artista pontuando todas as fases da sua carreira e fatos de sua vida pessoal, como os três casamentos, o envolvimento com drogas e as dificuldades quando  chegou ao Rio de Janeiro, nos anos 70.  Estão presentes no documentário, depoimentos de amigos da época do início da carreira, como Alceu Valença, Geraldo Azevedo e Elba Ramalho. Uma bela homenagem a essa artista visionário que encanta a todos com sua voz e sua criatividade...

Nenhum comentário:

Postar um comentário