segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Cinema nacional: Kátia

Nascida José Nogueira Tapety Sobrinho, em Colônia do Piauí (PI), Kátia tornou-se a primeira travesti eleita para um cargo público no Brasil. Kátia ingressou na carreira política em 1992, quando foi eleita vereadora na sua cidade natal e reeleita outra duas vezes. Tornou-se vice-prefeita da cidade em 2004, cumprindo mandato até 2008. Nesse ano, tentou voltar para a Câmara de Vereadores, sem sucesso. Filha de uma família de políticos, Kátia viveu enclausurada em casa até os 16 anos, sem nem mesmo ir à escola, pois sua orientação sexual representava uma vergonha para a família.
Para fazer o documentário Kátia (2012), a cineasta piauiense Karla Holanda fez o primeiro contato com a personagem em 2007, por telefone. Em 2008, seguiu para Oeiras, onde vive Kátia e, com uma pequena Câmera, gravou algumas conversas, paisagens da região e ambientes familiares. Somente em 2010 voltou com uma equipe maior de filmagens para três encontros com sua personagem. O filme só foi concluído em março de 2012.
Dirigido por uma piauiense, filmado no Piauí e com uma personagem piauiense, o documentário mostra a força e a audácia de um travesti. Se nos grandes centros urbanos do país a vida de um travesti não é fácil, imagine no longínquo interior do Piauí. Para Kátia não foi fácil, mas as dificuldades do dia-a-dia não foram suficientes para impedi-la de representar aqueles que, como ela, briga contra o preconceito. Um filme (e uma lição) e tanto... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário