sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Maconha é drink

Final de tarde. Trânsito movimentado, calçadas cheias de pedestres. Sinal fechado e eu pensando na vida, esperando que abrisse. Olho para minha esquerda, na calçada, a cinco metros de mim, dois rapazes com idades entre 25 e 30 anos, com o uniforme da empresa onde trabalham esperando o ônibus que o levariam ao “trampo”. E o que faziam, além disso? Ah, enquanto batiam papo fumavam um cigarro de maconha, um “baseado”. Sinceramente, não me choquei. Só me convenci ainda mais que não há razões para proibir a maconha.
Deixo bem claro que não acho que maconha não faz mal. Faz! Mas o cigarro e o álcool também fazem e não são proibidos. Maconha é droga! O cigarro e o álcool também são e não são proibidos. Então por que a maconha é? Não faço uso recreativo (nem outro uso qualquer) da Cannabis, mas defendo a sua legalização. Acredito que a repressão não diminuiu nem vai diminuir o consumo da substância. Mas se legalizar não vai aumentar o consumo? Não necessariamente! Esclarecendo que por legalização não devemos entender o “liberou geral”. Não! Devem ser adotadas medidas restritivas para inibir o consumo da droga, a exemplo do que é feito com o tabaco.
Por falar em tabaco, vamos pegá-lo como exemplo. O cigarro é legalizado. Certo? Mas há medidas que inibem o seu consumo: proibição para menores, restrição de locais onde é permitido fumar, alta taxação, limitação da propaganda tabagista e campanhas educativas. E isso adiantou? O consumo diminuiu? Sim! (finalmente um “sim”). Segundo pesquisa feita pelo Instituto Nacional do Câncer em parceria com a Universidade Georgetown, dos EUA, o número de fumantes no Brasil caiu pela metade em 20 anos. 33% da população maior de 18 anos fumava em 1989, em 2010 esse percentual caiu para 16,8%.
Voltando para a maconha. Hoje a maconha vive num limbo pernicioso para a população. Ninguém será preso por fumar um cigarro de maconha na esquina, mas ela continua proibida, alimentando o caixa dos traficantes (apenas o tráfico é proibido). Então por que não legaliza-la e adotar medidas restritivas semelhantes as adotadas com o cigarro? Além de não alimentar o tráfico ilegal, arrecada-se com impostos e não joga seu consumidor na marginalidade. Dá um “tapa” hoje virou social, maconha é drink, a única coisa que explica mantê-la na ilegalidade é o preconceito que não se tem com o tabaco e álcool, duas drogas tão ou mais nocivas que a cannabis...   

Nenhum comentário:

Postar um comentário