sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Geração nem-nem

Segundo pesquisa do IBGE, feita em seis capitais (Recife, Salvador, Belo Horizonte, Rio de janeiro, São Paulo e Porto Alegre), 19,4% dos jovens entre 16 e 24 anos não estuda e nem trabalha. Ou seja, de cada cinco jovens nessa faixa etária, um não faz nada, vive às custas dos pais ou da assistência social. É o que os especialistas chamam de “geração nem-nem”, nem trabalham nem estudam. Se quiser, pode adicionar mais um “nem” aí: nem procuram trabalho. Nesse caso, o percentual cai para 14,7%. Mas a má notícia é que há dez anos o percentual dos três “nens” era de 14,5%. Houve um discreto aumento, mas houve. São quase 6 milhões de pessoas em idade economicamente ativa, mas que, por alguma razão, estão sem fazer nada.
Os números do IBGE divergem dos apresentados pelo IPEA e pelo Instituto Pereira Passos, mesmo que por uma pequena margem, mas isso não muda a realidade. Para um país que se pretende em desenvolvimento e cujo empresariado “caça” mão-de-obra qualificada isso representa um desastre não apenas para o presente do país, mas, principalmente, para o futuro do país. Isso pode significar atraso e estagnação econômica num futuro muito próximo. A situação se agrava um pouco mais quando esse jovem que está fora da escola e do mercado de trabalho é do sexo feminino, pois um dos principais fatores para o abandono da escola e por não estar trabalhando é a gravidez. Ou seja, além de não contribuir economicamente, ainda traz mais uma “boca” para alimentar.
Não sou especialista na área, mas como trabalho com jovens vejo cotidianamente a sua apatia com relação à educação e a qualificação para o mercado de trabalho. É como se isso não fizesse parte do seu “mundo”. E esse desinteresse começa bem antes da faixa etária analisada pela pesquisa. São adolescentes de 13, 14 anos que não tem interesse por nada que signifique preparação para o futuro.
Para os especialistas, a educação seria o caminho para resolver o problema de invalidez mental apresentado por nossos jovens. Mas observa-se que a escola é o problema! Dotada de “mestres” com uma inteligência anêmica, a escola transformou-se num meio onde predomina uma indigência intelectual que preocupa. Infelizmente, a escola tem sido para esses jovens apenas um local de interação social, não um ambiente de busca do conhecimento, mesmo por que conhecimento é gênero em escassez nas escolas.
A depender do nível da educação brasileira para resolver o problema do ócio juvenil, fatalmente teremos um geração perdida, o que pode fazer do Brasil um país sem futuro...

Nenhum comentário:

Postar um comentário