segunda-feira, 22 de julho de 2013

Cinema nacional: O signo da cidade

Nunca tinha ouvido falar nem muito menos assistido O signo da cidade, mas me confesso surpreendido com o filme, que pode constar facilmente como um clássico do cinema nacional. O filme é uma produção de 2007, dirigido por Carlos Alberto Riccelli e roteirizado por Bruna Lombardi que também interpreta a personagem principal, Teca, uma astróloga que tem um programa diário numa rádio de São Paulo.
Trata-se de um mix de histórias que se entrelaçam a partir de telefonemas que ouvintes fazem para o programa de Teca contando seus problemas. As histórias dos ouvintes mostram a diversidade de sujeitos, de desejos e de sofrimentos numa grande cidade como São Paulo. Nos mostra, principalmente, o quanto a nossa sociedade é doente, recheada de infelicidades, enfermidades e dilemas.

Teca, ao mesmo tempo em que tenta resolver os problemas dos seus ouvintes, se depara com seus próprios fantasmas na pessoa do seu pai, interpretado por Juca de Oliveira, internado num hospital. A amiga da sua falecida mãe guarda um segredo que vai mudar a tempestuosa relação entre Teca e seu pai. Um filme que se mostra belo por expor os problemas de uma sociedade doente...  

Nenhum comentário:

Postar um comentário