sexta-feira, 26 de julho de 2013

Cauê Moura

Na semana passada, um amigo me falou de um sujeito que tinha uns vídeos escrotos no You Tube. Resolvi conferir. Não é que gostei! O sujeito tem cara de terrorista islâmico e é uma verdadeira metralhadora verborrágica. São dezenas de vídeos curtos (entre sete e nove minutos), onde ele fala sobre tudo, desde que sejam temas polêmicos. Recheados de palavrões, gírias, piadas e muitas abordagens ácidas, os vídeos disparam contra tudo e contra todos.
O sujeito em questão chama-se Cauê Moura, um publicitário de 25 anos, nascido em Jundiaí, interior de São Paulo. Cauê é responsável no You Tube pelo canal Desce a letra, que faz muito sucesso na internet, com mais de 1,5 milhão de inscritos e mais de 100 milhões de visualizações. Inclusive, o vlogueiro já ganhou um Shorty Awards no ano passado, o “Oscar do Twitter”. Cauê Moura é o que poderíamos chamar de webcelebridade, apesar dele detestar ser chamado disso.
Quem assiste pode até achar que a quantidade de palavrões e gírias é um exagero, mas é impossível não gostar da forma como ele aborda os temas, mesmo discordando de alguns pontos de vista. Em Pirâmide do fracasso, Cauê ataca os sistemas de pirâmides que se espalham pelo país e dispara: ” Todo brasileiro já ouviu falar dos esquemas da pirâmides. Metade não sabe o que é. Metade é brasileiro, que não desiste nunca de tirar proveito do próximo”. Outro petardo: “ Só tem um jeito de ficar rico com o sistema de pirâmide: Crie a sua!”.
Em outro vídeo, intitulado Mercado da fé, Cauê critica os pastores adeptos da chamada Teologia da Prosperidade. Ao final do vídeo, dispara: “A fé move montanhas...montanhas de dinheiro.” No vídeo Bandido bom é bandido morto?, ele faz duras críticas a sociedade brasileira, que discrimina até na hora de tratar os criminosos, dando mordomias “àqueles fdp de Brasília, e finaliza: Todo mundo quer ver o bandido morto, pelo menos até o bandido ser um parente seu”. Nesses casos, segundo Cauê, crime se transforma em “erro”.
A bola fora do vlogueiro foi quando ele decidiu falar sobre os protestos que varreram o país no último mês de junho. Claramente emocionado e feliz com os protestos, Cauê disse que “nunca pensei em sentir orgulho de ser brasileiro” e que “o povo acordou!”. É, Cauê, você terá que guardar seu orgulho por mais um tempo. Ao que parece, o povo levantou apenas pra fazer um xixizinho e voltou para o seu berço esplêndido...      

Nenhum comentário:

Postar um comentário