segunda-feira, 27 de maio de 2013

Cinema nacional: Os penetras

A Globo Filmes utiliza nas suas produções um linguagem (fotografia, cenários) muito parecida com a linguagem televisiva. O filme fica parecendo uma novela. Para os cinéfilos, isso é terrível. Novela é novela, filme é filme. Isso ocorreu em vários filmes da produtora, como Se eu fosse você, Até que a sorte nos separe, De pernas pra o ar, entre outros. O mesmo poderia ter acontecido com Os penetras. Não aconteceu talvez por mérito do seu diretor, Andrucha Waddington, que tentou ficar o mais longe possível das novelas globais.
O filme conta a história de Marco Polo (Marcelo Adnet), um trapaceiro sedutor que ganha a vida na malandragem ao lado do amigo Nelson (Stepan Necessian). Quando tentava aplicar golpes num grupo de turistas estrangeiros, Marco Polo cruza com Beto (Eduardo Sterblitch), que tentava se matar após ser rejeitado pela amada Laura. Vendo que o candidato a suicida possuía uma situação financeira interessante, o malandro tenta reatar o romance, metendo-se em sucessivas confusões.

Vale destacar as atuações de Adnet e Sterblitch, além da forma como Andrucha filmou as cenas, sempre levando o espectador para dentro das situações cômicas do filme. Como toda comédia “bobinha”, Os penetras repete os mesmos clichês: as situações são forçadas demais e fáceis demais para que tudo dê certo para os mocinhos, Adnet e Sterblitch. Mas isso não compromete o filme, mesmo por que ele não se propõe a ser nada além disso: uma comédia “bobinha”.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário