quarta-feira, 24 de abril de 2013

Homens interessantes e outras histórias – Nikolai Leskov


Juntamente com A fraude e outras histórias (sobre o qual falei na semana passada), Homens interessantes e outras histórias é a primeira reunião dos contos do russo Nikolai Leskov lançada no Brasil. Esse volume apresenta sete contos do autor, onde o autor aborda temas recorrentes, como o Natal, a figura do justo e temas ligados à sua época.
No primeiro conto, A sentinela, alguns fatos são confirmados por memorialistas da época. A história gira em torno de um ato heroico de um soldado de vida simples que abandona seu posto para salvar a vida de uma pessoa que se afoga, mas não leva o mérito. Em O velho gênio, uma senhora tenta reaver um dinheiro emprestado a um conhecido embusteiro. A solução encontrada para enquadrar o velhaco, heroica e simples, da um retrato da realidade da Rússia de então.
No conto que dá título ao livro, discute-se o que é um homem interessante. Seria Matviéitch que, além de guardar a memória da falecida esposa, ainda mantém uma postura honesta diante de situações limites? Ou seria Sacha, que comete o suicídio para proteger a honra da amada? Em O expele-diabo, vê-se uma pândega com pretensões místicas onde um rico comerciante busca uma igreja para “limpar o espirito” depois de cometer todo tipo de abuso durante a noite. Em O artista dos topetes, um senhor cruel monta o teatro usando seus servos como atores. O conto, que mostra a tragédia do maquiador e da jovem artista, dá uma ideia das atrocidades e da impunidade das classes dominantes russas.
Em A fera, Leskov mostra os costumes bestiais da aristocracia russa, que usava a crueldade com os animais para se divertir, e a vida dura dos servos. Em O papão, Leskov nos dá uma mostra do folclore russo. Essa coletânea de contos é mais uma mostra da genialidade simples de Nikolai Leskov.        

Nenhum comentário:

Postar um comentário