segunda-feira, 22 de abril de 2013

Cinema nacional: O demoninho de olhos pretos


São quatro histórias, todas baseadas no livro Contos fluminenses, de Machado de Assis. Dirigido por Haroldo Marinho Barbosa, O demoninho de olhos pretos (2007), teve orçamento limitado. Talvez isso explique alguns deslizes da produção, que para driblar os parcos recursos, economizaram até nos locais das locações. Algumas delas foram usadas em mais de uma história e até mesmo o papel de parede de uma determinada sala aparece mais de uma vez em diferentes histórias. O ponto alto do filme é o comediante Nelson Freitas, que interpreta vários personagens, usando como artifícios para diferenciá-los as roupas, o gestual ou o formato e o comprimento da barba.
A primeira história se passa em 1902, na Gávea, quando o avô presenteia a neta com o livro de Machado de Assis e a estimula a ler o conto Luís Soares, com o intuito de ensinar a criança bons valores. O conto é a história de um bon vivant preguiçoso que ser ver falido e passa a usar de todos os artifícios para recuperar a fortuna. A segunda história, que se passa em 1945, Rui espera sua noiva em seu apartamento. Inquieto com a demora da noiva começa a ler o conto Dívida extinta, sobre dois primos que disputam o amor de uma mulher, que os despreza. No entanto, são obrigados a conviver quando o avô deixa como herança a loja de tecidos da família.
A terceira história se passa em 1977, quando um hippie pensa em suicídio após ser chamado de ignorante pela namorada. Antes de concretizar seu intento, resolve ler o conto To be or not to be, que conta a história de André Soares que, falido, pensa em acabar com a própria vida. O jovem muda de ideia após ver os belos pés de uma moça. A ultima história se passa em 2006, em Angra dos Reis, quando dois amigos levam duas moças para a casa de praia de um deles. O menos afortunado dos dois, não dá a devida atenção à moça que lhe é destinada devido às péssimas notícias que vem da bolsa de valores. A moça abandonada resolve ler um livro pego aleatoriamente na estante e se detém no conto Aires & Vergueiro, que conta a história de dois sócios que resolvem dá um golpe na praça. Uma boa oportunidade de conhecer a obra de Machado de Assis...   

Nenhum comentário:

Postar um comentário