segunda-feira, 1 de abril de 2013

Cinema nacional: Augustas


Baseado no livro A estratégia de Lilith, do jornalista Alex Antunes, o filme Augustas, dirigido por Francisco César Filho, documentarista em sua primeira incursão à ficção, foi gravado entre março e abril de 2008, majoritariamente na Rua Augusta, e estreou em julho do ano passado no Festival de Cinema Latino-Americano. A introdução do filme é feita com um curta de 1968, Esta rua tão augusta, do cineasta Carlos Reichenbach, sobre uma das vias mais famosas e mais boemias de São Paulo.
O filme narra a vida de um jornalista, Alex (Mário Bartolotto), morador da Rua Augusta. Demitido do jornal em que trabalhava e tendo levado um fora da chefe e amante, Alex se embrenha no submundo da Rua Augusta em busca de respostas para as suas angústias: cortiços, bares de baixíssimo nível, prostituição e rituais neoxamânicos a base de chás alucinógenos. Na realidade, Alex comporta-se como um cínico em busca da satisfação dos seus prazeres, o que faz com que viva uma existência irresponsável (para a maioria das pessoas).
O curioso é que a Rua Augusta retratada no filme é atemporal: em meio a carros modernos e celulares, circulam orelhões vermelhos e fitas VHS. Isso pode ser explicado pelo fato de o livro que inspirou o filme ter sido escrito no final dos anos 1990. Um filme sobre a noite paulistana, sobre os dilemas urbanos... Um bom filme. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário