quarta-feira, 17 de abril de 2013

A fraude e outras histórias – Nikolai Leskov


Nikolai Leskov (1831-1895) foi um escritor de fama tardia, mas, a exemplo de dois dos seus fãs, Anton Tchekov e Máximo Gorki (este último disse que Leskov “é o mais russo dos escritores russos”) é considerado um dos maiores contistas russos de todos os tempos. Leskov nos mostra que literatura e política não devem andar muito próximas. Na primeira metade do século XX, foi censurado por Stálin, enquanto era vivo desagradou ateus revolucionários e ortodoxos monarquistas por seus pensamentos progressistas. Daí a razão do ostracismo em que sua obra esteve submersa até hoje. Quando se fala em literatura russa, Leskov é relegado ao esquecimento.
Para trazer a tona o talento de Leskov, a Editora 34 lançou uma reunião de contos em dois volumes: o primeiro deles é A fraude e outras histórias (o outro é Homens interessantes e outras histórias, sobre quem falarei na próxima semana). O livro é composto de seis contos, um capítulo dedicado a falar dos contos, escrito pela tradutora da obra, Denise Sales, e um ensaio sobre o escritor escrito por Elena Vássila.
No primeiro conto, Kótin, o provedor, e Platonida, Leskov mistura tragédia e comédia, com o fantasmagórico dando a tônica da história, que desemboca num final inesperado; em Águia branca, o personagem assume várias facetas, misturando o real e o fantástico; em A voz da natureza, a história se passa na zona rural e o mistério é desvendado pelo som de uma trombeta; no conto de título ao livro, A fraude, encontramos algumas mazelas da sociedade russa do século XIX, como o antissemitismo e a xenofobia; em Alexandrita, vem a tona as crendices e superstições do povo russo; no último conto, A propósito de A Sonata a Kreutzer, Leskov toca na questão feminina na Rússia do século XIX. Um livro imperdível...  

Nenhum comentário:

Postar um comentário