quarta-feira, 20 de março de 2013

O Palácio de Inverno – John Boyne


O Irlandês John Boyne é o autor dos excelentes O menino do pijama listrado e O garoto no convés. Em O Palácio de Inverno ele não faz por menos. O livro é magnífico! Não é apenas um livro com uma boa história que mistura ficção e realidade. É um livro que emociona. São duas histórias, com dois tempos que são conduzidos magistralmente pelo autor ao encontro um do outro.
O livro são as reminiscências de Géorgui Danielovich Jachmenev, um senhor russo de 81 anos que vive na Inglaterra e que acompanha os últimos instantes de vida de Zoia, sua esposa e seu grande e único amor. Ao mesmo tempo em que conta os anos recentes ao lado de Zoia, Géorgui relembra os anos em que vivia na aldeia miserável de Cáchin e como chegou à corte russa do Czar Nicolau II por mero acaso.
O curioso é a forma como Boyne conduz a trama. Enquanto as lembranças do protagonista caminham em direção ao futuro, os dias de Inglaterra sofrem um retrocesso de modo que o Géorgui jovem se funde com o velho e os segredos são revelados. Um livro que engana. Quando o leitor pensa que ele está falando de eventos históricos, na realidade Boyne está falando do tema principal de livro: o amor. Um livro pra ler e reler...   

Nenhum comentário:

Postar um comentário