quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Vila Amazônia: os Koutakusseis – Antônio Cândido da Silva


O escritor e membro da Academia Rondoniense de Letras, Antônio Cândido da Silva, nasceu no seringal do Igarapé dos Botos, em Humaitá (AM) e mora desde 1945 em Porto Velho. Vila Amazônia: os Koutakusseis é seu quinto livro e conta a história da instalação de uma vila de japoneses em plena floresta Amazônica nos anos 30. Para a execução do projeto, o governo japonês formou 249 jovens de classe média alta na Escola Superior de Agricultura do Japão que teriam como missão vir para a Amazônia cultivar a juta (planta utilizada na indústria têxtil), entre outros produtos. Esses jovens eram chamados de Koutakusseis.
A primeira leva desses jovens veio entre os anos de 1931 e 1937 e a segunda entre os anos de 1938 e 1945. A eles se juntaram 265 famílias de japoneses mais os caboclos, formando uma comunidade de aproximadamente 1.500 pessoas. Era a Vila Amazônia. A história se passa já nos anos 40, durante a Segunda Guerra Mundial, quando o Japão se aliou aos países do Eixo e o Brasil ficou com os Aliados. Mas a relação entre os japoneses e os caboclos da região era tranquila. Até o Brasil entrar no conflito.
O livro é muito competente ao tratar as diferenças culturais entre os dois povos, mas isso não impede de japoneses seduzirem as caboclas dentro dos arrozais e das plantações de juta. Inclusive as casadas! De forma cômica, o autor desvenda as crendices, mitos, lendas e mistérios que povoam o imaginário do ribeirinho da Amazônia. Uma grata surpresa na aridez das letras rondoniense...  

Nenhum comentário:

Postar um comentário