quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Indignação – Philip Roth


A vigésima nona obra do americano Philip Roth, Indignação, parece uma história simples, onde o autor revisita temas suas obsessões habituais: a família judaica, relação conflituosa com os pais, o moralismo típico doa anos 50, a política. Mas não é! Nas poucas mais de 170 páginas, Roth nos mostra um retrato completo e complexo da América dos anos 50, através da vida do adolescente Marcos Messner, pertencente à uma família judia de Newark. O título do livro vem do permanente estado de indignação em que se encontra Messner, um jovem inteligente, de personalidade forte e gênio difícil, que não aceita ser confrontado em seus princípios.
A vida do jovem Messner é uma eterna fuga: foge do pai super protetor; foge das várias situações que podem leva-lo ao que ele mais teme: ser expulso da universidade; foge de uma convocação para a Guerra da Coréia (consequência da expulsão da universidade); e foge do seu maior medo: a morte (lá na Coréia). O curioso é que as decisões tomadas por Messner para fugir dos seus medos, o levarão para onde ele não quer ir: Marcos Messner é o narrador-defunto (ou defunto-narrador).    
Philip Roth é o escritor é o escritor vivo mais premiado do mundo, faltando-lhe apenas o Prêmio Nobel, injustamente ainda não concedido. Infelizmente, anunciou recentemente que parou de escrever. Alguns críticos dizem que Indignação, com sua forma concisa, mas mas incisiva, sua escrita simples, mas profunda, é uma obra menor de Roth. Quem dera a maioria dos escritores terem obras “menores” desse tipo no seu currículo.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário