sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Uma má notícia


A notícia não é boa para quem gosta de literatura. Principalmente da BOA LITERATURA. O escritor americano Philip Roth, em entrevista à revista francesa Les Inrockuptibles, anunciou que a novela Nêmesis, lançada em 2010, foi seu último livro. O escritor contou que nos últimos cinco anos, sentindo que “não tinha mais muito tempo”, resolveu reler os autores que o influenciaram (Hemingway, Conrad, Dostoiévsky), como também toda a sua obra em ordem inversa, para saber se “escrever tinha sido uma perda de tempo”. A conclusão de Roth é a mesma dos seus leitores: foi um êxito.
É uma pena a decisão de Philip Roth, mas talvez ela tenha sido motivada pelas críticas feitas aos seus últimos romances de que os temas vinham se repetindo. Talvez concordando com elas, o escritor tenha chegado à conclusão de que tudo o que tinha de ser dito, já foi, e que a partir de agora ele correria o risco de ser um plagiador de si mesmo. Claro que tudo isso são conjecturas, Roth não deixou claro as razões para a sua decisão, apenas dando a entender que estava cansado do oficio.
Roth afirmou que vai continuar trabalhando apenas nos seus diários e arquivos para colaborar com o jornalista Blake Bailey, seu biógrafo oficial. Resta-nos encarar a decisão do escritor como uma demonstração de amor ao oficio de escrever e passar a ler o que ainda não foi lido de sua obra e reler as obras-primas que ele escreveu.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário