segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Hemingway & Gelhorn


O longa americano Hemingway & Gelhorn, dirigido pelo diretor e roteirista americano Philip Kaufman e lançado no Brasil em outubro passado, conta o romance entre o escritor americano Ernest Hemingway (interpretado por Clive Owen) e a  também escritora Martha Gelhorn (Nicole Kidman). Os dois se conheceram em um bar na Flórida em 1936. Logo depois ambos partem para a Espanha em plena Guerra Civil por motivos diferentes e lá começam o romance que resultaria no casamento (o segundo de Hemingway) que durou de 1940 e 1945.
Um filme sobre celebridades? Não. Um filme sobre duas figuras importantes da nossa literatura, cujo relacionamento influenciou decisivamente as suas produções. O filme mescla imagens de um documentário de época europeu e filmagens recentes, como também mescla personagens fictícios com personagens reais, além das personalidades que dão título ao filme, encontramos o escritor John dos Passos (David Strathairn) e o fotógrafo Robert Capa (Santiago Cabrera).
Com duas horas e meia de duração, o filme é válido pelas referências culturais e por apresentar duas personalidades intrigantes e que influenciaram escritores de todo o mundo no pós-guerra.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário