quarta-feira, 24 de outubro de 2012

O poderoso chefão – Mario Puzo


Mario Puzo nasceu em Hell’s Kitchen, bairro de Nova York, descendente de uma família siciliana, em 1920. Publicou seu primeiro conto somente aos 30 anos, na revista American Vanguard. E não parou mais. Em 1955, escreveu A guerra suja, sobre um veterano de guerra desambientado num país em paz. O livro foi muito bem recebido pela crítica, mas ignorado pelo público. Em 1965, escreveu O imigrante feliz, com resultado idêntico. O pulo do gato de Puzo veio quando recebeu um adiantamento de cinco mil dólares para escrever um livro sobre a máfia.
Dotado de muitas informações sobre os grupos mafiosos que atuavam em Nova York desde a época em que era jornalista, Puzo publicou, em 1969, O poderoso chefão, que o transformou numa celebridade literária. O personagem principal do livro, Don Corleone, líder de umas das mais poderosas famílias mafiosas que atuavam em território americano nos anos 20, é sem dívida um dos mais marcantes da literatura moderna. O fato de está por traz de dezenas de assassinatos não o torna menos atraente. Ao contrário: leva o leitor a refletir sobre como o bem e o mal, o certo e o errado, o justo e o injusto.
A trama principal do romance é a guerra entre as famílias mafiosas, tendo o mafioso como personagem central, mas outro personagem, seu filho Michael, chama a atenção pela evolução pala qual passa durante o romance: de um simples estudante universitário sem aptidão para o crime à sucessor dos negócios ilegais da família. Chama a atenção também a reconstituição do cenário norte americano pós Primeira Guerra: muito convincente. É um livro que quem tem interesse por literatura moderna não pode deixar de ler. Não é à toa que se tornou um clássico.     

Nenhum comentário:

Postar um comentário