sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Silvério Sombra


Um escritor talentoso com um futuro promissor na literatura, lança dois romances e dois livros de contos e depois anuncia, misteriosamente, que estava abandonando a literatura e que todos devia esquecer a ele e a sua obra, afirmando que não acrescentaria “uma linha que seja a uma obra que espero ver esquecida para sempre”. Refugia-se num sítio em local incerto e ignorado. A sua atitude passa chamar mais a atenção do que seus livros. De fato, sua obra foi esquecida sem demora. Esse é Silvério Sombra.
No entanto, o escritor volta a ser alvo da curiosidade no mundo literário. Não pela sua obra, repito, que foi sumariamente esquecida. Mas pelos motivos que o levaram a tomar essa drástica decisão. Principalmente depois que cunharam para ele o apelido de “Raduan sem lavoura”, uma referência ao escritor Raduan Nassar, que depois de escrever uma das obras-primas da literatura brasileira Lavoura arcaica, abandonou a literatura em 1985. Com a diferença que Raduan não pediu que esquecessem a sua obra, composta também por vários contos.
No blog, Toda Prosa, o jornalista Sérgio Rodrigues publicou uma entrevista com o escritor (links abaixo), feita em seu sítio, localizado em local não divulgado (uma das cláusulas restritivas que ele impôs para conceder a entrevista). O tema central da entrevista não foi a sua obra, mas as razões para que ele abandonasse a literatura. O escritor não foi claro, mas deu a entender, depois de certa relutância, que o ego inflado das pessoas do meio literário, a quem ele chama de “urubus”, “hienas”, “comerciantes frios”, “menininhos lânguidos e ciumentos”, “uma gente sem alma e com idade emocional de nove anos”, teria sido o motivo da sua decisão.
Silvério Sombra resolveu levar uma vida reclusa e abandonar a literatura, uma decisão extrema, sem dúvidas. Mas outros escritores também tomaram a mesma decisão e passaram a levar uma vida reclusa, mesmo que tenham continuado a escrever. Além de Raduan Nassar e de outro escritor brasileiro, Rubem Fonseca, um caso célebre é o do escritor americano J. D. Sellinger, autor de O apanhador no campo de centeio, que viveu num rancho até a sua morte. Thomas Pynchon, autor de O arco-íris da gravidade, também vive recluso e não se conhece mais do que duas ou três fotografias dele. Será que viver no mundo literário é tão difícil assim?  

Nenhum comentário:

Postar um comentário