sexta-feira, 7 de setembro de 2012

A influência de Cervantes na literatura brasileira


Muito bom o artigo do poeta, ensaísta, tradutor e membro da Academia Brasileira de Letras Ivan Junqueira na REVISTA DE HISTÓRIA DA BIBLIOTECA NACIONAL, do mês de agosto. Intitulado O salvador da ilusão, o texto trata da influência da obra Dom Quixote, do espanhol Miguel de Cervantes, na literatura Ocidental e, mais especificamente, na literatura brasileira. Ivan Junqueira enfatiza a contribuição do escritor espanhol à gênese do espírito moderno, somente comparável à contribuição de Shakespeare. A obra-prima de Cervantes foi escrita num momento de transição, entre a Idade Média e a Renascença, numa momento de dualidade histórico-filosófica, onde o embate entre a fé e a razão, o idealismo e o realismo são frequentes. E essa dualidade estará presente no personagem Dom Quixote de La Mancha.
A influência do livro na literatura brasileira começa no século XVII com Gregório de Matos, num poema escrito entre 1684 e 1687: Uma agulhada por lança/Trabalhava a meio trote/Qual o moço de Dom Quixote/A que chamam Sancho Pança. No século seguinte, o dramaturgo Antônio José da Silva, conhecido como “O Judeu”. Escreveu a ópera jocosa Vida de Dom Quixote de La Mancha. No século XIX, Machado de Assis faz referência ao personagem de Cervantes num poema de 1856 e, por várias vezes, alude o autor e sua obra no romance Memórias Póstumas de Brás Cubas, de 1881, e nos contos Teoria do medalhão, de 1882, e Elogio da vaidade, de 1889.
No século XX, vários escritores vão sofrer a influência de Cervantes nas suas obras. Na década de 30, Monteiro Lobato publicou o seu Dom Quixote para crianças. Em 1951, o folclorista Luís da Câmara Cascudo publica o ensaio Com Dom Quixote no folclore brasileiro. Antes dele, José Lins do Rêgo, em 1943, deixa transparecer a influência do mestre espanhol no livro Fogo morto, onde o personagem Vitorino Carneiro da Cunha é uma espécie de Dom Quixote do sertão nordestino. Entre os poetas do século XX a influência não é menor, estando entre os poetas que pagam algum tributo a Cervantes Manoel bandeira e Carlos Drummond de Andrade. A obra de Cervantes veio para ficar, não apenas pela sua beleza estética e inovação de estilo, mas por que ela marca um período de ruptura entre dos mundos e suas mentalidades: o mundo da Idade Média e o mundo Moderno.      

Nenhum comentário:

Postar um comentário