quinta-feira, 19 de julho de 2012

Os mistérios de Mona Lisa


Arqueólogos italianos acreditam que, finalmente, estão perto de desvendar o mistério do quadro mais famoso de Leonardo da Vinci, Mona Lisa. Eles encontraram uma ossada sob o piso do Convento de Santa Úrsula, em Florença, que acreditam ser da florentina Lisa Gherardini (1479-1572), também conhecida como Lisa del Giocondo, esposa do comerciante Francesco del Giocondo, que teria servido de modelo para o pintor.  A empolgação dos estudiosos se deve ao grande mistério que envolve a obra, pintada pelo artista florentino entre os anos de 1503 e 1507. E já adianto que, independente das conclusões a que os estudiosos possam chegar com esse achado, o mistério perdurará.
O linguista Mario Alinei defendeu a tese, em livro lançado em 2006, de que a modelo era uma mulher morta cujos olhos não haviam sido fechados ainda. Há quem diga, como a cientista Lillian Schwartz, que a modelo retratada, na verdade, não era ela. Era ele! O próprio da Vinci vestido de mulher. Essa tese foi reforçada com os rumores de que o italiano era homossexual. Mas também há quem diga que a modelo não era Lisa nem da Vinci, mas outra mulher: Isabel de Aragão, duquesa de Milão. Essa teoria é defendida pelo historiador Maike Vogt-Luerssen.
Independente das teorias que surgem, comprovadas ou não, o mistério em torno da personagem de sorriso tímido e enigmático irá persistir.  Talvez seja isso ( e não as técnicas utilizadas ou as mensagens subliminares que porventura o artista quis passar) que faça dele o quadro mais valioso e importante da história da arte.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário