quinta-feira, 5 de julho de 2012

Equador – Miguel de Sousa Tavares


No posfácio, a professora Lilia Moritz Schwarcz afirma que “... é uma obra prima por equilibrar ficção e não ficção.” De fato, Equador, do português Miguel de Sousa Tavares, pode ser inserido entre as obras primas da literatura. Fruto de longa maturação e investigação histórica é um romance histórico na definição mais clássica do gênero, mas também fascinante por retratar um período complexo da história portuguesa, os últimos anos da Monarquia, no inicio do século XX. Enquanto o mundo vivia uma fase de grandes invenções e avanços sociais e econômicos, Portugal ainda era acusado de usar trabalho escravo em suas colônias.
O protagonista é Luís Bernardo, um bom vivant culto que aprecia a arte, a boa bebida e conquistas amorosas, desfrutando da riqueza que herdou do pai. Suas opiniões sobre a politica colonial portuguesa chamam a atenção do rei D. Carlos, que vê nele a pessoa certa para administrar uma das suas colônias (as ilhas de São Tomé e Príncipe), que estava se transformando no pivô de uma crise com a Inglaterra. Administrar não apenas a colônia, mas também o conflito. A Inglaterra acusava Portugal de utilizar mão-de-obra escrava nas ilhas.
Cabia a Luís Bernardes não apenas convencer o cônsul inglês que não existia trabalho escravo na colônia, o que era mentira, mas também os colonos a não utilizar essa prática já erradicada em território português (pelo menos em teoria). Tarefa árdua. Em apenas três anos, Bernardes teria que mudar uma prática que perdurava a séculos. No livro, nem tudo que parece, é. O vilão não é tão vilão como parece, nem o mocinho é tão mocinho como parece. Ou melhor, não há vilões e mocinhos. Há personagens que parecem reais. Um livro que já é uma obra-prima.      

Nenhum comentário:

Postar um comentário