terça-feira, 19 de junho de 2012

Um continente pobre


Os europeus dão um show de organização na Eurocopa 2012, sediada na Polônia e Ucrânia. Estádios que mais parecem obras de arte, munidos de muita tecnologia; conforto para o público, que temo conforto como se estivesse no sofá da sua sala; gramados impecáveis, capazes de resistir a temporais sem ficar encharcados; horários de jogos cumpridos com pontualidade; transmissão de TV para todo o mundo inatacável. Em suma: tudo perfeito, típico de um continente próspero (apesar da crise financeira que o assola), habitado por um povo educado. Tudo perfeito? Não! Quase tudo.
O lado negativo da Eurocopa 2012 está no comportamento da torcida. Ou de pelo menos parte da torcida. Rivalidades políticas afloram entre torcedores da Ucrânia e Rússia (ambas fizeram parte da URSS, liderada pela segunda). Outro fato negativo é o racismo, presente, mesmo que em minoria, em quase todas as torcidas. Antes mesmo de a bola rolar, a intolerância já surgia no treino da seleção da Holanda na Polônia, aberto ao público, quando jogadores negros receberam ofensas raciais. Quando o torneio começou, os alvos passaram a ser o italiano Balotelli e o tcheco Selassie, ambos negros. Quando os jogadores pegavam na bola, parte da torcida imitava o som de um macaco.
Felizmente, grande parte da torcida não compactua com esse comportamento bestial. A torcida da Espanha denunciou vinte compatriotas que xingavam  Balotelli. Mas o problema existe, é inegável. A UEFA prega tolerância zero para ofensas raciais e orientou árbitros para que interrompam e até mesmo suspendam partidas quando se houver manifestações racistas por partes de torcedores. Para a UEFA, as federações são responsáveis pelo comportamento dos seus torcedores e que, em caso de comprovação de racismo, estas poderão receber penalidades financeiras. Em caso de reincidência, poderá haver perda de pontos. Enquanto isso, a Europa fica mais pobre... de espírito.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário