sábado, 26 de maio de 2012

O torcedor


Existe uma diferença entre o torcedor e o amante do futebol. Para este basta um bom espetáculo de futebol e que vença o melhor para dar-se por satisfeito. O torcedor não! Só o espetáculo não basta. Ele tem que torcer. O seu time não está jogando? Ele torce assim mesmo. Com uma pequena diferença: ele torce contra. E se angustia tanto como se o seu time estivesse em campo. No afã de torcer contra, ele rói unha, a mão fica gelada, dá urros com gols perdidos. O fato de torcer contra um, não quer dizer que esteja torcendo pelo outro. Não! Está torcendo contra mesmo. E não basta vencer o melhor. O time para quem ele está torcendo contra tem que perder.
O amante do futebol é equilibrado e sensato. O torcedor é desequilibrado. Somente lhe interessa o resultado para o qual torce. Essa semana estive nessa situação. Assistindo Boca Juniors, da Argentina, e Fluminense, me vi torcendo contra o Fluminense. Estava torcendo pelo Boca? Também não. Não nutro a menor simpatia pelo futebol argentino. Até acho que o Fluminense é muito mais time do que o Boca. Mas torci contra o Fluminense como se estivesse torcendo pelo meu time. Muito podem dizer: mas é um time brasileiro contra um argentino! É brasileiro, mas não é o meu time. Portanto, torço contra.
E não me venham com aquele discurso politicamente correto, típico dos narradores de televisão, de que o fluminense era o Brasil na Copa Libertadores. Não era! A seleção brasileiro tem a camisa amarela e não tricolor. Outro discurso, também típico dos narradores: é Brasil contra argentina. Também não é! Era o Fluminense, por quem eu torci contra, e o Boca Juniors, da Argentina, um timinho medíocre, mas que sabe como ninguém disputar a Copa Libertadores. Não sei se serve de consolo aos tricolores cariocas, mas eu também torci contra o Vasco e torcerei contra o Corinthians e Santos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário