quinta-feira, 5 de abril de 2012

Sou contra a copa no Brasil

Sou apaixonado por futebol. Sou do tipo que não precisa saber quem está jogando. Eu assisto ao jogo. Acho a copa do mundo não apenas o maior espetáculo esportivo do mundo, mas o maior espetáculo do mundo. Apesar de toda essa paixão pelo futebol, sou contra a copa do mundo no Brasil, nos termos que a FIFA quer. Tenho o sonho de assistir uma copa do mundo e 2014 seria uma ótima oportunidade. Mas sou contra essa copa. A FIFA não faz copa para torcedor, faz para turistas que não sabem diferenciar um impedimento de um lateral, um bandeirinha de um gandula. Mas tem dinheiro!

Não se discute que o evento traz benefícios para o país que o sedia, como melhoria no setor hoteleiro, nos meios de transportes, nas comunicações. Mas as exigências que a FIFA faz relacionadas às novas arenas vão deixar alguns estados com elefantes brancos inoperantes. Ou você acha que o futebol do Distrito Federal e estados como Mato Grosso e Amazonas têm público para encher um estádio com capacidade para 60 mil pessoas? Estima-se que o investimento será de R$ 25 bilhões. Repito: ganharemos em infraestrutura, mas herdaremos várias obras inúteis. Concluo que os prejuízos serão maiores que os benefícios.

Sem contar as exigências que a FIFA faz para trazer o evento para cá. Algumas delas ferindo a legislação brasileira, como a discussão sobra a venda de bebidas alcoólicas nos estádios. O Estatuto do Torcedor proíbe tal comércio, mas isso não é do interesse mercantilista da entidade máxima do futebol. E vontade de ganhar dinheiro não encontra obstáculos para os dirigentes da FIFA, que queriam que o governo brasileiro assumisse toda a responsabilidade civil do evento, ressarcindo a entidade de eventuais prejuízos independente da culpa. Não conseguiu. Mas os lucros não serão divididos. O que é meu é meu, o que é teu é meu também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário