sexta-feira, 27 de abril de 2012

O STF ou: O boteco do Birica


Estamos acostumados com o ar austero dos tribunais. Quando vemos os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), a suprema corte brasileira, entrando no plenário para discutir a constitucionalidade das leis do país, logo nos lembramos dos lordes ingleses entrando em salões suntuosos para tomar o chá das cinco. Sabemos que não é bem assim. Ali, como em qualquer ambiente de trabalho há competição profissional, vaidades pessoais, fofocas e intrigas.  A discussão entre os ministros Joaquim Barbosa e César Peluso mostrou que o STF está mais para o boteco do Birica do que pra salão nobre inglês.
Em entrevista ao site Consultor jurídico, Peluso disse que Barbosa tem uma personalidade difícil e tem uma pessoa insegura. Barbosa, em resposta, disse que Peluso “se acha”.
Se fosse no boteco do Birica a conversa seria diferente:
- Viado! – xingou Quincas.
- Viado é você! – rebateu Cezão.
- Olha o palavrão, bando de filho da puta! – repreende Birica.
Enquanto os ministros do STF eram escolhidos entre os melhores e mais brilhantes, entre aqueles de notável saber jurídico e reputação ilibada, o judiciário tinha a cara do judiciário. Depois que passou a prevalecer a indicação política, o judiciário está cada vez mais parecido com o executivo e o legislativo. Nem o mais delirante dos ficcionistas imaginava  ver uma discussão de porta de botequim entre ministros da mais alta corte do país.
- Mais uma cerveja, Birica! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário