quinta-feira, 19 de abril de 2012

O guardião de memórias – Kim Edwards

Durante uma violenta tempestade de neve no inverno de 1964, o Dr. Henry é obrigado a fazer o parto dos seus filhos gêmeos. O menino, o primeiro a nascer, é perfeitamente saudável. A menina, logo o médico percebe, é portadora da síndrome de Down. Diante desse fato, Dr. Henry pede para que a sua enfermeira, Caroline, entregue a criança para adoção e fala para a esposa que a criança faleceu. Sensibilizada, a enfermeira decide sair da cidade e criar o bebê, Phoebe, como se fosse sua filha.

Esse é o ponto de partida de O guardião de memórias de Kim Edwards. A atitude do Dr. Henry irá provocar um imenso vazio em Norah, sua esposa, que nunca irá se recuperar da perda da filha. A partir daí, uma intricada rede de mentiras, traições e segredos se desenrolam. Durante o resto da sua vida, o Dr. Henry vai viver em conflito, dividido entre contar ou não à sua esposa o que realmente aconteceu. Sendo traído por Norah, não irá recrimina-la, como forma de recompensá-la oela sua atitude no passado.

O livro tem tudo para ser meloso. Mas não é! Com uma trama tensa e cheia de surpresas, O guardião de memórias emociona. Tem uma construção bem amarrada, personagens de um realismo pouco visto e, acima de tudo, uma capacidade de prender o leitor do início ao fim. O livro tem o poder de nos mostrar o profundo significado das nossas escolhas. É um livro que vale a pena não apenas ler, mas devorar página a página.

Um comentário:

  1. Esse livro é mto bom, o melhor q eu já li. A história é mto realista e realmente surpreende..

    ResponderExcluir