quarta-feira, 7 de março de 2012

Terror e êxtase - José Carlos Oliveira

Quando Li Diário Selvagem, do cronista José Carlos Oliveira, fiquei curioso sobre a sua obra. Mas a minha maior curiosidade era pelas suas crônicas. Garimpando em sebos encontrei um romance de sua autoria, Terror e êxtase, de 1978, que teve uma discutida adaptação para o cinema no ano seguinte. O livro conta a história de um romance entre uma riquinha viciada em drogas, Heleninha, e um bandido de um morro carioca, 1001.

José Carlos Oliveira mostra um mundo de drogas, miséria e violência em que os personagens estão envolvidos. O romance entre Heleninha e 1001 é marcado por sentimentos dúbios de ambas as partes. A jovem rica sente uma atração irresistível pelo perigoso bandido ao mesmo tempo em que o teme. O medo a excita. 1001 sabe que aquela jovem riquinha pode ser a sua perdição e por causa disso ameaça matá-la em várias ocasiões, mas não consegue ficar longe dela.

A despeito dos ambientes do submundo que imperam em toda a história, o título da obra pode ser uma referência à relação entre Heleninha e 1001, marcada pelo terror e pelo prazer. Não chega a ser uma obra fundamental numa biblioteca, mas como passa tempo é uma boa leitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário