sábado, 10 de março de 2012

Na rolança do tempo – Mário Lago

Mário Lago presenciou os grandes momentos do século XX na política e na cultura e mostra isso em Na rolança do tempo, livro de memórias lançado em 1976 e relançado ano passado, em comemoração ao centenário do seu nascimento. O livro mostra que Mário Lago era um memorialista extremamente competente, não apenas pela boa escrita, mas também por ter vivido o Rio de Janeiro por dentro e pelo avesso. Conviveu com figuras de destaque da nossa história cultural, como Noel Rosa, a quem fez sofrer ao tornar-se o preferido de Ceci, a amada de Noel, e Heitor Villa-Lobos, amigo do seu pai.

Podemos destacar algumas passagens, o que não é uma tarefa fácil dentre tantos relatos fascinantes. Uma delas são as descrições dos carnavais nas primeiras décadas do século XX, com suas batalhas de confetes, as fantasias e o desfile de carros. Outra são as confissões do autor das suas estripulias nos bordéis da época, inclusive disputando a preferência de uma das meretrizes com o nobre compositor Heitor Villa-Lobos.

Militante comunista, Mário Lago foi perseguido e preso diversas vezes. Isso não o impediu de ter uma prolífica e qualificada produção artística, compondo sambas e escrevendo peças teatrais. O livro foi escrito no inicio dos anos 70, auge da ditadura militar, e foi um refúgio para muitos que não acreditavam num futuro de liberdade. Mário sempre acreditou. Vale a pena ler.

Nenhum comentário:

Postar um comentário