segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

"Divinos" conselhos

Divino Rezende de Moraes (na foto acima) é vereador pelo PSDB em Vespasiano, região da grande Belo Horizonte e está no seu quarto mandato consecutivo. O vereador é investigado por irregularidades e fraudes em contratos entre a prefeitura e empresas de marketing e eventos que, suspeita-se, pertença a ele. Para “enriquecer” o currículo, divino escreveu o livro Estratégias dinâmicas para ganhar eleições, com o pseudônimo Planjon R. Morales que, segundo ele, significa “Divino” em grego. O livro é um manual para conquistar votos e se manter no poder. Até aí, tudo bem. Tudo dentro da normalidade. Será?

A primeira má notícia é o livro em si, que está na segunda edição, que é uma apologia aos crimes de falsidade ideológica e calúnia e difamação. Prega, inclusive, a compra de voto, prática considerada crime pela legislação eleitoral brasileira. Uma das pérolas do manual é que o político deve ter sempre “um laranja, aquele agente intermediário, que efetua, por ordens suas, transações perigosas, ficando oculta a sua identidade”. Outra pérola/conselho: “Tenha sempre uma conta bancária fora da sua cidade e mantenha sempre seu nome no SPC/Serasa, para evitar ser fiador ou avalista de alguém”. Cadê o Ministério Público?

A outra notícia ruim é que se existe manual, é por que existe quem queira aprender o que nele está contido. Em outras palavras: se existe manual, existe demanda. Ninguém compra um manual de um foguete espacial, mesmo por que ninguém, ou quase ninguém, tem a intenção de ir para o espaço. Ninguém compra um manual de um robô/empregada doméstica adquirido no Japão, mesmo por que ninguém o tem. Compra de votos e uso de laranjas são práticas corriqueiras na política brasileira (e no manual também), mas são crimes. Cabe aos órgãos fiscalizadores investigar o vereador e seu manual, que é um elogio à ilicitude.

Um comentário:

  1. Esse livro retrata historias da política do Brasil colônia.assim alertando o eleitor das façanhas do "políticos" não relato de experiência mas de forma descritiva e exploratória vivenciado há vários anos de democracia outras ideologias.Não à provas em relação a esses "Divinos Conselhos" de praticas associadas a estrategia ganha eleição.O meio de ganhar é continuando ajudar o povo em qualquer hora!

    ResponderExcluir