sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Charles Bukowski


Nascido na Alemanha em 1920, filho de uma jovem alemã com um soldado americano, Charles Bukowski adotou Los Angeles como sua cidade e lá ambientou seus contos e romances. Escreveu 45 livros de poesia e prosa. Toda a sua literatura é marcadamente autobiográfica, abundando temas e personagens marginais, como prostitutas, viciados, apostadores, sexo, álcool e experiências escatológicas. Era um estilo violento e despudorado. Bem como a sua vida nos becos de Los Angeles. Trabalhou até os 49 anos nos correios e só desfrutou um pouco da fama nos anos 80. Bukowski morreu de leucemia, em 1994, aos 73 anos.
Recentemente li Ereções, ejaculações e exibicionismos, um livro de contos divididos em duas partes. A primeira com trinta contos, a segunda com 34. Confesso que não consegui enxergar a genialidade de bukowski. Não que o livro não tenha méritos. Tem um estilo extremamente livre e sem preocupações estruturais. Nessa obra, Bukowski aparece como personagem em vários dos seus contos. É nesse momento que ele demonstra certa dose de mitomania, com outros personagens tecendo elogios do tipo “você é o melhor escritor que já li.” ou “você é o melhor escritor do século.”
Tinha planejado ler algumas obras de Bukowski, incluindo mulheres, romance de 1978. Após ler Ereções, ejaculações e exibicionismos, resolvi adiar o projeto. Pode ser que Mulheres me surpreenda positivamente, coisa que Ereções... não fez. Os contos Bukowskianos são músicas de uma nota só. Sempre os mesmo temas, com personagens que se repetem. Posso está falando uma heresia, mas essa é a impressão no livro de contos. Como livro tem o seu tempo para ser lido (pelo menos comigo funciona assim) resolvi guardar Mulheres para ler em outra oportunidade.

3 comentários:

  1. Pelo que vc descreve em "Ereções, ejaculações e exibicionismos" não será diferente no livro "Mulheres".

    ResponderExcluir
  2. Bukowski, foi um dos maiores genios que tive a oportunidade de ler...
    Seus textos sem preocupacoes com o mundo reflete a sua verdadeira alma,, coisa que poucos autores e eu ainda digo quase nenhum consegue fazer... e quando fazem saem uma merda que nao presta pra ler nem quando estiver no banheiro...
    Desculpe a sinceridade (:
    Mas fico puto quando uma pessoa que nao analisa corretamente uma obra, da sua opiniao sobre o assunto...

    ResponderExcluir
  3. Peço sinceras desculpas por não ter analisado "corretamente" a obra de Bukowsky, talvez por isso não tenha conseguido enxergar a genialidade do autor. Mas livro tem o seu tempo (comigo funciona assim), o que não consegui enxergar hoje, possa ser que venha enxergar em outra oportunidade, por isso adiei, temporariamente, a leitura de outras obras do autor.

    ResponderExcluir