terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Politicamente (in)correto

O dirigente regional da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) do estado de São Paulo, Milton Vieira da Souza disse que os problemas apresentados em 12 casas entregues pela Companhia em Ribeirão Preto eram causados pelo mau uso dos seus moradores. Segundo ele, o vazamento na pia, as fissuras e as portas e janelas que não fecham têm como causa o “nível de educação” do “pessoal que veio da favela”. Ele acha que é preciso fazer um “trabalho social” para que os ex-favelados passem a morar em casas. Foi demitido pelo governador Geraldo Alckmin.

Souza está meio certo. Errou ao imputar culpa aos moradores pelos defeitos das casas. As casas têm defeitos por que foram mal feitas. E mesmo que a responsabilidade fosse dos moradores, isso não seria uma peculiaridade de quem “veio da favela”. Que o diga o desmoronamento dos três prédios no Rio de Janeiro, muito provavelmente provocado pelo mau uso dos seus condôminos. Se Souza foi demitido por que as suas ações tornaram a CDHU menos eficiente, incapaz de resolver os problemas de moradia e responder a desafios, o governador agiu certo. Mas se o demitiu por que foi politicamente incorreto, afirmando que havia a necessidade de uma educação para a vida comunitária, o governador errou.

Ao contrário do que querem fazer crer aqueles politicamente corretos, a favela não é nem um pouco comunitária. A favela é um ajuntamento de individualidades. Para constatar basta passar em frente de um conjunto habitacional popular para ver que cada morador impõe o seu padrão, resultando na degradação do espaço coletivo. Porque era assim que se fazia na favela, originalmente uma invasão desconectada do Poder Público. Viver em condomínios exige delimitação clara dos limites de propriedade de cada um e o respeito à coletividade. O que a maioria das pessoas (não apenas os que vêm de favelas) desconhece. Isso que os poetas da pobreza chamam “comunidade” não é nem um pouco comunitário! Souza foi demitido por que deu a resposta errada para dois problemas reais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário