sábado, 21 de janeiro de 2012

Egoísmo ecológico

Admito que a minha consciência ecológica seja praticamente nula. Detesto papo de ecologista. Detesto o arquétipo de ecologista, aquele de jeans surrado e colar de sementes no pescoço. Prefiro colar de metal, de preferência ouro extraído em garimpos primitivos, ecologicamente destrutivos. Não me sensibiliza se o clima estará mais quente daqui a cem anos. Não estarei aqui! Não me interessa se a água poderá acabar daqui a duzentos anos. Não estarei aqui! Não é da minha conta se as florestas acabarão em trezentos anos. Não estarei aqui! E se o meu vizinho mal educado jogar lixo na rua? Me interessa por que vai entupir o bueiro e, nas próximas chuvas, minha casa poderá ser alagada.

Confesso, publicamente, que sou um sujeito ecologicamente egoísta. Só me interessa o que vai acontecer ao meio ambiente nos próximos 30 ou 40 anos, por que ainda estarei por aqui. Assim espero. Admiro o desprendimento daqueles ativistas que enfrentam enormes navios pesqueiros em pequenos botes para salvar baleias. Eu não entraria numa banheira para salvar uma piaba! Nada tenha a ver com baleias, focas ou golfinhos. O efeito estufa vai elevar a temperatura no planeta nos próximos dez anos? Eu compro uma condicionador de ar e o problema está momentaneamente resolvido. As gerações futuras que o resolva de forma permanente.

Causa-me urticária aquele discurso ecológico-nacionalista de que os Estados Unidos querem ocupar a Amazônia. Não seria má idéia. Se não temos competência para explorá-la cientificamente que deixemos que outros o façam. Ou transformem tudo em pasto! Essa história de que a Amazônia é o “pulmão do mundo” não me convence de nada. Se não consigo nem preservar os meus pulmões, que vivo intoxicando com nicotina e alcatrão, como vou preservar os pulmões alheios? Sou inimigo de plantinhas ornamentais. Planta tem que dá fruto, servir pra remédio ou fazer sombra. Se não faz nenhuma coisa nem outra de nada serve. Viva o verde!

Um comentário:

  1. kkkkkkkkkkkkk sabe que já me irritei também com essas histórias. EU NÁO TENHO NADA A VER COM ISSO, salvo se vizinho tentar entupir o bueiro rsrsrsrsrsrsr

    ResponderExcluir