terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Flamengo - 30 anos do Mundial

Há exatos trinta anos, em 13 de dezembro de 1981, o Flamengo conquistava o título mundial de clubes, no Japão, ao vencer o Liverpool, da Inglaterra, por 3 a 0. Podemos dizer que aquela foi uma geração de ouro que encantou o mundo. Tinha vencido o Campeonato Brasileiro do ano anterior e venceu o carioca e o mundial daquele ano. Uma semana depois de vencer o seu maior rival na final do Campeonato Carioca, o Flamengo está no Estádio Nacional de Tóquio para enfrentar o Liverpool, conhecido como Reds, o bicho papão da época, que chegava ao Japão com as credenciais de quem venceu Copa da Europa (atual Liga dos Campeões), o Campeonato Inglês e a Copa da Liga Inglesa.

Para surpresa dos ingleses, que não conheciam o time que iria enfrentar, o Flamengo marca logo aos 12 minutos do 1º tempo. Gol de Nunes, após lançamento primoroso de Zico. A surpresa dos Reds aumenta aos 36 minutos. Após falta cobrada por Zico, o goleiro Grobbelaar rebate para o meio da área, Lico tenta, mas é Adílio quem marca o segundo. Seis minutos mais tarde, Zico faz outro lançamento primoroso para Nunes, que chuta cruzado e faz o terceiro. Flamengo 3 a 0. Tudo no primeiro tempo! Nem os mais pessimistas dos ingleses esperavam esse resultado. No segundo tempo, o Liverpool recua temendo levar mais gols e o Flamengo apenas administra o resultado. Final de jogo, o mundo conhece o seu mais novo campeão.

Eu tinha 11 anos na época. Lembro-me que acordei de madrugada para assistir o jogo. Mesmo confiante na máquina rubro-negra, liderada por Zico, Júnior, Nunes, Adílio e Andrade, sabia que seria muito difícil vencer o Liverpool. Depois do jogo, foi uma das melhores sensações que já tinha sentido na minha então curta vida. A minha paixão pelo rubro-negro consolidou-se. A geração de 81, como ficou conhecida, não era imbatível, mas dava show. Venceu todos os títulos possíveis na época, entre 1978 e 1981. Poderíamos compará-lo aos Santos de Pelé. Desde então a nação rubro-negra espera por um time que pelo menos se pareça com aquele. Enquanto isso vamos comemorando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário