quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Admirável mundo novo

Nascido em 1894, o escritor inglês Aldous Huxley viveu grande parte dos anos 20 na Itália fascista de Mussolini. Acredita-se venha daí a inspiração para os sistemas autoritários retratados em suas obras. Notadamente em sua obra-prima, Admirável mundo novo, escrito durante quatro meses no ano de 1931. Os temas nela abordados remontam grande parte de suas preocupações ideológicas, como a liberdade individual em detrimento ao autoritarismo do Estado. Ao longo da vida, Huxley escreveu 47 livros. Algumas correntes de críticos o consideram o precursor do “romance cerebral”. Outras correntes o consideram mais um ensaísta do que um romancista, uma vez que as suas obras eram mais apoiadas sobre as suas idéias do que o desenrolar de personagens ou contextos de histórias.

Em Admirável mundo novo, a história de passa no ano 634 d. F. (depois de Ford) e narra um futuro sem família, democracia, Cristianismo e arte. Nele, as pessoas são pré condicionadas biológica e psicologicamente e a sociedade é dividida em castas. Não existe individualidade, cada um pertence a todos é o lema. Como todos são nascidos de proveta, não existe pai e mãe. Toda emoção intensa e prolongada é proibida pelo governante, portanto não existe a figura do casamento e os relacionamentos são efêmeros. Todos os problemas são resolvidos pela soma, droga distribuída pelo governo, usada para aliviar depressão, frustração e dúvidas. O Estado supre todas as necessidades, todos são felizes e essa felicidade mantém as engrenagens em funcionamento regular. O segredo da felicidade é amar o que se é obrigado a fazer.

Bernard Marx é um personagem insatisfeito com o mundo em que nasceu e vive, em parte por que é fisicamente diferente dos integrantes da sua casta. Para os governantes, Marx possui idéias heréticas sobre o esporte e o soma, pela irregularidade de sua vida sexual e por recusar-se a obedecer aos ensinamentos de Ford. Numa viagem a um dos últimos redutos da antiga civilização, conhece John, filho de Linda, oriunda da civilização. A partir daí, o foco do romance deixa de ser a insatisfação de Marx e passa a ser os questionamentos de John, que não consegue assimilar os valores da nova civilização. Admirável mundo novo é um clássico sobre o controle, o futuro e a liberdade. Aldous Huxley não garantia que o futuro seria da forma retratada no livro, mas o desenvolvimento da tecnologia e o excesso de liberação encaminham nossa sociedade em uma linha próxima à descrita pelo autor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário