sábado, 12 de novembro de 2011

Odeio química!

A Assembléia Geral da União Internacional de Química Pura e Aplicada (Iupac) incluiu mais três elementos na tabela periódica: o Darmstádio (Ds), o Roentgênio (Rg) e o Copernício (Cn). Os três já existiam, só não haviam sido batizados. O número dos novos elementos é 110, 111 e 112. “O nome foi acertado em consulta a físicos de todo o mundo e estamos satisfeitos de vê-los agora na tabela periódica”, disse Robert Kirby-Harris, secretário-geral do Iupac. Só eles! Pergunte a algum estudante se eles estão satisfeito em decorar mais três elementos da tabela periódica. A resposta será óbvia. Talvez para tentar descobrir o motivo de tanta satisfação dos físicos, resolvi pesquisar sobre esses elementos químicos.

O Darmstádio foi descoberto em 1994, da fusão de átomos de níquel e átomos de chumbo. Não é possível encontrá-lo na natureza, o que seria um risco devido à sua perigosa radiação. Interessante, não? O Roentgênio foi descoberto também em 1994 e também é um elemento sintético, produto da fusão nuclear do níquel e bismuto. Estou começando a ficar eufórico com essas descobertas. O Copernício é a junção dos núcleos atômicos do zinco e do chumbo. Esse elemento foi produzido pela primeira vez em 1996. Para que minha satisfação rivalizasse com a dos físicos da Iupac, tentei descobrir pra que servem os novos elementos. Para a minha tristeza não consegui descobrir.

Nunca gostei de química. Talvez por isso sempre fui péssimo aluno na matéria. É certo que nunca fui brilhante em nenhuma matéria, mas em química eu me superava. Para não dizer que sou um completo analfabeto na matéria, sei que H2O é água. Estudar tabela periódica sempre foi uma tortura e algo absolutamente inútil. Se precisasse confessar qualquer crime na frente de uma tabela periódica, confessaria sem vacilar. Para mim, ela se assemelha ao mapa do tesouro: cheia de mistérios, nuances, pistas erradas e que não leva a lugar nenhum. Somente o afortunado que descobrir a sua “mágica” terá o tesouro na mão. Eu nunca fui esse afortunado. Mas prometo continuar minha busca incessante para descobrir para que serve o Darmstádio, o Roentgênio e o Copernício. Quem sabe eu não possa compartilhar da mesma satisfação do pessoal da Iupac.

Nenhum comentário:

Postar um comentário