terça-feira, 22 de novembro de 2011

O direito de não crer

Sempre que Pedro se declara ateu, ele escuta, invariavelmente, duas perguntas: ”Por quê?” e “ Você acredita em quê?”. Se o interlocutor for evangélico receberá o indefectível convite para ir à igreja que ele freqüenta. Por que Pedro é ateu? A resposta é simples, direta e inquestionável: por que ele não acredita em Deus. Ponto. Em que ele acredita, então? A resposta também é simples, direta e inquestionável: acredita em muita coisa, menos em Deus. Algumas pessoas necessitam de algo superior para confortá-las ou até mesmo frear seus instintos e desejos mais secretos. Pedro não precisa! Outras tantas acreditam em Deus por medo do inferno. Pedro não tem medo do inferno, mesmo por que não acredita na sua existência. Portanto, ele não encontrou motivos para crer em Deus. Não precisou, até hoje, de conforto metafísico de qualidade nenhuma.

A convivência de um ateu com os católicos é tolerante. Com os evangélicos é bem diferente. Incomoda o assédio. Eles vêem Paulo como emissário do capeta e querem de todas as formas salvar a sua alma. Não sabe o ignorante que Paulo, sendo ateu, também não acredita no Capeta. Paulo não quer salvar a sua alma! Quando precisar ir a uma igreja, e ele espera sinceramente que não precise nunca, irá por conta própria e usando as suas próprias pernas. Quando João precisa de médico, ele vai ao consultório sem precisar que o médico o assedie com promessas de cura. O ateísmo deles não representa ameaça a religião nenhuma, portanto não precisam importuná-los. Eles Preferem que os esqueçam!

E olha que o ateísmo deles é “promíscuo”. Pedro adora canto gregoriano, utilizado na liturgia católica romana. Paulo é fã da arquitetura das igrejas, principalmente as medievais. João considera a música mais bela já feita pelo ser humano a Ave Maria, de Gournot. São indiferentes à Bíblia ou qualquer outro símbolo religioso, não os atrai nem os repele. Não são ateus militantes, são apenas ateus que não gostam de ser importunados por quem não pensa da mesma forma que eles e se acha o dono da verdade. Portanto, definitivamente, não representam uma ameaça à fé de ninguém. Que os deixem em paz com a sua não fé. Eles querem ter o direito de não acreditar, como garante a Constituição. Se Deus existe, Ele vai perdoá-los. Afinal, Ele sabe que é muito difícil acreditar Nele.

Um comentário:

  1. Pr. ADALCU
    Meu filho, essa almas precisam ser salvas.Va pro cutora. CONVITE: Todos os dias a partir das 22h, na Carlos Gomes tem cuuulto da salvação

    ResponderExcluir