quarta-feira, 26 de outubro de 2011

A Série Coelho - John Updike

Sinto um prazer especial ao ler trilogias ou tetralogias. Se tratar-se de uma saga épica tanto melhor. Mas não necessariamente. Gosto de atravessar gerações através da leitura, “presenciando” o nascimento, o envelhecimento e a morte dos personagens e o posterior surgimento das novas gerações. A sensação que dá é que estamos imunes ao tempo, perpassando-o sem senti-lo. É a sensação de estarmos vendo de cima, à distância, a vida correr sem podermos, no entanto, interferir nos seus desdobramentos. É difícil para um ateu admitir (e por que não dizer contraditório?), mas é como se fôssemos um Deus assistindo a tudo de longe.

Considero O tempo e o vento, de Érico Veríssimo, a saga das famílias Terra e Cambará, a melhor que já li. É uma falsa trilogia, já que dos três livros, os dois primeiros (O Continente e O Retrato) possuem dois volumes cada, e o terceiro (O Arquipélago), possui três volumes. Ou seja, é uma trilogia de sete volumes. São mais de 2.600 páginas cobrindo 200 anos de história do Rio Grande do Sul, de 1745 a 1945. Para quem tem medo de livros grandes, O tempo e o Vento parece ser uma leitura intransponível. Mas não é o que acontece. Érico Veríssimo usa da simplicidade, da clareza e da falta de pressa narrativa como ingredientes para que a leitura flua de forma leve e sem restrições.

Outra obra extensa que gostei foi a Série Coelho, composta de quatro romances e uma novela. O primeiro livro é Coelho Corre, dando início à trajetória do protagonista da série, Harry Angstrom. A história se passa no final dos anos 50, num período de prosperidade para a América, mas de frustração para o nosso herói, que está casado com uma quase alcoólatra e não suporta a proximidade opressiva da sua família e da família da mulher. O segundo livro é Coelho em crise, que se passa no final dos anos 60 (revolução nos costumes, o homem chega à lua, Guerra do Vietnam). Como o mundo, Harry também vive uma época de transformações: o emprego ameaçado pela automação, seu casamento chega ao fim e a relação com o filho é tempestuosa.

No terceiro livro, Coelho cresce, que se passa no final dos anos 70, período de turbulências econômicas, Harry reata seu casamento com Janice, assume os negócios da família da mulher após a morte do sogro e se torna um cidadão de meia-idade respeitável e membro de sua comunidade. No entanto, o relacionamento com o filho continua difícil, tendo o jovem retornado para casa dos pais após abandonar a faculdade. O ultimo livro da tetralogia é Coelho Cai, que se passa no final dos anos 80. Harry está com 55 anos e semi-aposentado. Seu filho, Nelson, assume os negócios da família contra a vontade de Harry, o que o leva a um progressivo desinteresse pela vida e conseqüentes problemas de saúde, que o leva a morte. No ano de 2000, Updike lança a novela Coelho se Cala, que se passa dez anos após a morte de Harry. John Updike, que faleceu em 2009, é considerado pela crítica como o escritor que melhor interpretou os anseios, dilemas e angústias da sociedade americana no século XX. Foi um grande perscrutador da classe média americana, interpretando seus pontos de vista como ninguém. Vale à pena ler.

Um comentário:

  1. Fico encantada com a paixao q vc sente pelos livros e consequentemente pela leitura. pude perceber isso com alguns posts dessa e da semana passada. Isso é mais q paixao, é amor. LILI

    ResponderExcluir