segunda-feira, 31 de outubro de 2011

O dia D, de Drummond

Carlos Drummond de Andrade nasceu no dia 31 de outubro de 1902, em Minas Gerais. O poeta completaria hoje 109 anos. Existe um movimento de amantes da poesia querendo tornar a data festiva. As escolas, os museus, os centros culturais, todos promovendo eventos em alusão a data. Um dia de homenagens ao poeta mineiro. Acho legal. Era um grande poeta, dizem. Digo “dizem” por que não entendo nada de poesia. Poderia aproveitar a data e posar de grande leitor e expert em poesia. Mas não. Devo confessar que não entendo bulhufas de poesia. Só sei quem são os grandes poetas por que estudei no ensino médio e leio a respeito. Aliás, quero aproveitar os dia festivo e confessar que detesto poesia. Pronto, está dito!

Sei que para alguns estou dizendo uma heresia. Para outros estou cometendo um pecado mortal. Mas o fato é que eu não gosto de poesia. Acho enfadonho. Não consigo ver graça em rimar amor com dor, ar com mar. Além de enfadonho é meloso. Tudo bem que nem toda poesia é melosa, mas eu não gosto. Poesia é de uma chatice sufocante. Talvez não possua sensibilidade suficiente para “sentir” a poesia. Em outras palavras: sou um ignorante! Isso deve está doendo nos ouvidos de alguns intelectuais, ou pretensos intelectuais, que elegeram unanimidades, verdadeiros deuses de quem não se pode dizer que não gosta. Experimente falar mal de Fernando Pessoa perto desses sujeitos. Não que o português seja mal poeta. Apenas eu não gosto.

Sou um leitor compulsivo. A minha relação com os livros, como já declarei num post anterior, é existencial e, em alguns momentos, chega a ser patológica. Sou apaixonado por literatura. Mas fico com a prosa. Se me perguntarem qual a minha poesia predileta, responderei: nenhuma. Se me perguntarem qual o meu poeta predileto, responderei: nenhum. Não leio poesia. Não consigo passar da primeira estrofe. Não consigo entender por que o sujeito tem que dizer com meias palavras o que ele pode dizer com palavras inteiras. Por que poesia, no meu ignorante e insensível ponto de vista, é a arte de falar por meias palavras. Mas acho legal a homenagem a Drummond na data do seu nascimento. Foi um grande poeta. Para quem gosta de poesia. Parabéns Drummond!

Um comentário:

  1. Sou uma grande fã desse poetaaa!!!

    Já te sigo a algum tempo, segue de voltaa!?

    http://echidellanima.blogspot.com/

    ResponderExcluir