sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Estúpidos sem causa

“Vamos celebrar a estupidez humana...” Esse deveria ser o lema dos cerca de 300 estudantes que ocuparam o prédio da administração da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo (USP). Eles acreditam ser os “representantes” dos quase 80 mil alunos que estudam na universidade. A turba exige a revogação do convênio firmado entre a universidade e a PM. A confusão começou quando quatro PM’s prenderam três estudantes que fumavam maconha nas dependências da universidade. Na noite de quinta (27/10) essas “lideranças políticas”, em confronto com a polícia, feriram policiais e um cinegrafista e danificaram quatro viaturas para defender as suas “idéias”.

Nessa sexta, os invasores divulgaram um manifesto em que reclamam da “repressão” da polícia dentro da universidade. Se fosse nos anos 70 talvez eu também assinasse o dito manifesto. Só faltou colocar palavras de ordem do tipo: “Violência não! Abaixo a repressão!”. Tenha santa paciência! A PM reprime sim! Reprime o crime! Não sei se a futura elite pensante do país sabe, mas fumar maconha ainda é crime. Quer fumar maconha ainda assim? Fume em casa, escondidinho. Universidade é lugar pra estudar. Discorda? Então canalize suas energias para lutar pela legalização da canabis, já que não usá-la para estudar. Não use essa energia para invadir prédio público.

Só lembrando que o tão questionado convênio firmado entre a USP e a PM foi firmado após o assassinato do estudante Felipe Ramos de Paiva, de 24 anos, em maio, no estacionamento na Faculdade de Economia e Administração (FEA). Os próprios estudantes reclamavam da insegurança dentro do campus. Mas para esse grupo, é preferível ser assaltado, desde que lhes seja reservado o “direito” de fumar seu baseado. São, como bem definiu o Bacharel em História pela USP e graduando em gestão de políticas públicas, Rodrigo Neves, os “setores ostracizados” que resistem à presença da PM no campus para proporcionar mais segurança aos próprios estudantes. Que fale por si a faixa na foto acima. Esse episódio é o retrato da miséria educacional brasileira. “Vamos celebrar a estupidez humana...”

Nenhum comentário:

Postar um comentário