quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Voyeur

A prefeita da cidade de Aalst, na Bélgica, Ilse Uyttersprot, resolveu tirar umas férias merecidas na Turquia na companhia do namorado. Depois de visitar a Mesquita de Suleymanye, o Palácio de Topkapi e a Catedral de santa Sofia, o casal resolveu dá uma esticadinha a uma torre que é um ponto turístico do país. Não resistiram a tentação de dá uma rapidinha num local público. Não contavam com um grupo de jovens que filmavam o local e pimba! Flagraram os dois no bem bom. A prefeita disse que o ocorrido faz parte da sua vida privada e que isso em nada interfere no seu trabalho na administração pública.

Ponto para a Prefeita!! Ela está certa. O pecado de querer transar em local público é perdoável (e quem nunca teve essa fantasia?). O ocorrido faz parte do lado privado da sua vida que não pode ser confundido com a porção pública. Político também trepa! Aqui no Brasil todos acompanharam com lupa nos olhos e veneno na boca o processo de separação dos senadores Marta e Eduardo Suplicy e como também o fato do vice-presidente ser casado com uma estonteante moça algumas décadas mais jovem. É o que poderíamos chamar de “voyeurismo social”.

As pessoas gostam de olhar a vida dos outros. De preferência emitindo juízo de valor. Todos têm, dentro de si, um juiz de plantão. E se envolver aspectos da sexualidade do observado, aí a curiosidade beira o patológico. Big brother, A Fazenda, novelas, revistas de fofocas, tudo que incluir a observação da vida alheia faz sucesso. Na ausência de tudo isso vale uma sentadinha na beira da calçada para falar do vizinho. De preferência mal. Vamos continuar dando uma espiadinha. Que se cuidem todos. Estamos de olho.



Nenhum comentário:

Postar um comentário