quarta-feira, 10 de agosto de 2011

A gente somos inútil

Finalmente alguém teve a coragem de falar a verdade. Finalmente alguém teve a coragem de bater de frente com o politicamente correto e falar o que todo mundo já sabe. Os professores são inúteis! O autor da façanha foi o vereador de Jacareí (SP) Dario Bueno (DEM), conhecido como Dario Burro (calma pessoal, nada de julgamentos precipitados, é só um apelido). O vereador postou na rede social Facebook que os professores são inúteis e não gostam de dá aulas ( http://www.youtube.com/watch?v=nwtYK4oVB8w ). O vereador Dario, não se sabe se fazendo jus ao seu epíteto, talvez não tenha conseguido dá prosseguimento ao seu raciocínio. Ou não lhe deram chance, já que “choveu” protestos na sua página no Facebook. Vamos tentar ajudá-lo.

Boa parte da aprendizagem depende de fatores fora da sala de aula. Como um estudante com problemas de saúde, tão comum entre as famílias mais pobres, vai aprender? A pobreza é um dos fatores que atrasam a aprendizagem. Ser professor em lugares pobres é lidar ainda mais com a violência. O professor, muitas vezes, fica quatro horas em sala de aula enxugando gelo. Nada mais inútil do que enxugar gelo. A nossa classe política (e nela podemos incluir o vereador Dario Bueno), até hoje se mostrou incapaz de resolver esses problemas sociais. Inúteis! Outra solução para tornar os professores úteis seria atrair bons profissionais para a carreira de magistério. Mas como torná-la atraente se não há nem mesmo um plano de carreira para a categoria? Os bons profissionais preferem abraçar outras carreiras mais valorizadas. Ficam em sala de aula, na maioria, aqueles que não encontraram espaço em carreiras mais promissoras. Mais uma vez os nossos homens públicos (e mais uma vez podemos incluir o vereador Dario Bueno) não conseguiram resolver esse problema, preferem resolver seus próprios problemas, concedendo reajustes aos seus próprios salários. Inúteis!

Nesse imbróglio todo, os professores não são inocentes. A maioria é mal preparada (mais um problema que a nossa classe política, e mais uma vez teremos que incluir o nosso vereador, não teve competência para resolver. Inúteis!) e prefere ancorar-se nesse pretexto para não fazer um trabalho pelo menos razoável. Faltou inteligência ao vereador Dario Burro (sem querer fazer trocadilho), mas falta sensatez ao sindicato dos professores ao querer processá-lo por injúria. Por mais absurda que a sua afirmação possa parecer, ele tem o direito de externá-la. Ele Só não pode achar que não tem responsabilidade em resolver o problema. Quando o sistema educacional de um país não funciona, todos (inclusive os professores e o vereador falastrão) são responsáveis. Todos são inúteis...



Nenhum comentário:

Postar um comentário