domingo, 6 de março de 2011

O Brasil é uma família!

Costumo dizer que família é bom em fotografia. Dessa forma, ela não ouve, não fala e não vê. Portanto, não se mete na sua vida. Mas me sinto isolado nessa forma de pensar. Observo que o brasileiro preza muito os laços familiares. O brasileiro é um sujeito família! Prova disso é que houve a necessidade de se criar uma lei contra o nepotismo, em vigor desde agosto de 2008. Uma lei para acabar com tão nobre sentimento. Mas o brasileiro não abandona sua família assim tão fácil: até o ano passado as três esferas do poder tentavam manter seus adorados parentes nos empregos. A justificativa mais usada é que nada é mais confiável do que um parente. Muito justo!

O representante-mor do brasileiro família é o ex presidente e atual senador pelo Amapá, José Sarney. O homem transformou o maranhão numa extensão da família Sarney. Não! Eu não me enganei! O homem é senador pelo Amapá, mas manda mesmo é no Maranhão. A filha é governadora, o filho é deputado federal e ex-ministro, a família é proprietária de transmissoras de rádio e TV no estado, além de jornais impressos. O senador é a versão viva do ex-senador Antônio Carlos Magalhães que, quando vivo, era uma entidade na Bahia, que filhos e netos herdaram.

Mas esses não são os únicos exemplos. No Planalto Central encontramos a família Roriz. Quando seu patriarca, Joaquim Roriz, teve a sua candidatura ao governo do Distrito Federal, negada pela Justiça eleitoral, enquadrado na Lei da Ficha Limpa, no ano passado, quem o nobre candidato indicou para substituí-lo? A sua amada esposa. Nada mais família! Voltando ao Maranhão: a Policia Federal acusa o prefeito de Barra do Corda, Manoel Mariano de Souza, o Nenzim, de desviar pelo menos R$ 50 milhões em dois mandatos. Quem faz parte da quadrilha do prefeito, segundo a PF? A mulher, os três filhos (um é secretário de finanças do município e outro deputado estadual), a nora e o genro. Família...

Nenhum comentário:

Postar um comentário