quarta-feira, 7 de abril de 2010

O escândalo nosso de cada dia

Desconfie de alguém excessivamente religioso. Não interessa qual a religião. Qualquer pessoa que demonstre uma religiosidade exacerbada não é digna de confiança. Toda generalização corre o risco de cometer injustiças. Mas mesmo assim, não confie. Se você conhece alguém que coloca Deus em cada frase e vomita passagens bíblicas tenha certeza que é autoafirmação ou enganação. Jamais convicção! A minha desconfiança se baseia na discrepância entre o discurso e a prática dessas pessoas, que condenam em público o que fazem em âmbito privado, condenam nos outros o que eles mesmos fazem às escondidas. A religiosidade é algo íntimo, que se manifesta no âmbito privado, sem necessidade de mostrar, a qualquer custo, o quanto se é religioso aos demais.
Os escândalos recentes na Igreja Católica não serão os primeiros nem os últimos. A gravidade dessa vez é que está chegando perigosamente perto da figura do Sumo Pontífice. O Papa, que já pediu desculpas aos americanos e aos irlandeses (dizem as más línguas, que os próximos serão os marcianos) pelos abusos praticados por membros da Igreja nesses países, está vendo o seu nome se aproximar do abismo. Apesar da retórica expiatória de Ratzinger, hoje sabe-se que nos anos 70, quando era arcebispo de Munique, e nos anos 90, já prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, protegeu padres pedófilos ou, na pior das hipóteses, se omitiu diante de casos de pedofilia. Entre 2001 e 2010, a Congregação para a Doutrina da Fé recebeu 3.000 denúncias de abusos sexuais contra padres. Apenas 10% culminaram na expulsão do padre dos quadros da Igreja.
Todo esse escândalo deixa os evangélicos brasileiros felizes como urubu na carniça. A Rede Record fez questão de mostrar uma extensa reportagem, no último domingo, no programa Domingo Espetacular, detalhando caso por caso. É o sujo falando do mal lavado! A Igreja Universal, controladora da Rede Record, coleciona escândalos sexuais, financeiros, políticos, entre outros. Outras denominações religiosas vão no mesmo caminho. Uma dissidência da Universal, a Igreja Mundial do Poder de Deus, liderada por um ex comandado de Edir Macêdo, Valdemiro Santiago de Oliveira, coleciona casos escabrosos de milagres e até, pasmem, ressurreição. Pois é, o cara de pau afirma que já ressuscitou um homem. Mas ele é um cara de pau modesto. Afirma que o falecido só voltou do além por que era um homem de fé. Milagre mesmo é se conseguirmos nos livrar desse povo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário