sábado, 9 de janeiro de 2010

A paixão

Eu não tenho dúvidas de que a paixão é uma doença. Quem está apaixonado não está no seu estado normal. Quem está apaixonado não enxerga as coisas como elas são. Aliás, na maioria das vezes nem enxergam. Não conseguem enxergar os defeitos do outro, não consegue enxergar quando o outro não quer mais aquela paixão. Em suma, o apaixonado não tem noção do perigo. A palavra Paixão vem do latim, passione, e significa um sentimento forte, um movimento impetuoso da alma para o o bem ou para o mal. Então podemos incluir nesse rol irracionalidades, como as arruaças promovidas pelas torcidas nos campos de futebol em nome do "amor" pelo seu time; os ataques terroristas com motivações religiosas, inclusive atentados suicidas.
Fiz esse preâmbulo, terminando com o exemplo do terrorismo para falar de um episódio que está relacionado, indiretamente, ao terrorismo, e é um exemplo de paixão cega (Ops! Desculpem-me o pleonasmo, afinal, toda paixão é cega). No último dia 3, no Newark International Airport, um homem passou por uma barreira de segurança para dá um beijo de despedida na amada. O beijo ficou registrado pelas câmaras de segurança do aeroporto e causou um rebuliço que abalou as autoridades de segurança do país por que aconteceu logo depois do atentado frustrado em um avião que seguia para Detroit no Natal. Sem contar que o aeroporto foi fechado e vários vôos atrasaram, causando transtorno para milhares de pessoas. Tudo isso por causa de um beijinho!!!! O autor do beijo, Haisong Jiang, foi preso por desafiar uma proibição de passagem.
Num país onde impera uma verdadeira neurose com relação à segurança, principalmente depois do 11 de setembro e ainda mais depois do atentado frustrado do nigeriano no avião que ia para Detroit, violar uma área de segurança num aeroporto é não ter noção do perigo. Para isso tem que está apaixonado. O beijo romântico de Jiang foi visto pelas autoridades americanas como um suspeito "beijo Talibã" ou o "beijo Alqaida". As autoridades americanas, que não estão apaixonadas, não viram romantismo nenhum no beijo de despedida de Jiang na sua amada.


2 comentários:

  1. KKKKK, muito bom. Deveriam fazer uma pilula a base dos quimicos que movem a paixão, a pessoa toma e é capaz dos feitos mais mirabolantes, enganar autoridades, ultrapassar barreiras, etc...quem sabe Osama bin Laden tava apaixonado, porque pra conseguir derrubar as Torres gêmeas ameaçando o piloto com uma faquinha véia de cozinha, só paixão mesmo que faz isso..... dá essa coragem.

    ResponderExcluir
  2. muuuuito legal! tudo bem verdade mesmo! adorei seu blog, lindo, lindo ;* vou segui-lo, eu to recém começando o meu,se puder da uma forcinha, hehehe bjoss

    ResponderExcluir