segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

O Casamento gay e a Igreja

O Papa Bento XVI conseguiu associar a oposição da Igreja Católica ao Casamento gay a preocupações com o meio ambiente. Vossa Santidade sugeriu que as leis que enfraquecem as "diferenças entre os sexos" são uma ameaça à criação. Ainda segundo o papa, as leis que permitem o casamento entre pessoas do mesmo sexo "atingem a base biológica da diferença entre os sexos". Em outras palavras: a homossexualidade, em última instância, poria em risco a existência humana. Não sei se a tese papal tem fundamento. Mas desconfio que a sua obsessão em combater a homossexualidade está colocando em risco a sua santa sanidade mental. A Igreja Católica elegeu alguns inimigos do catolicismo e os tem combatido com afinco. Entre eles está a prática homossexual (outro seria o uso de células troncos).
Essa posição afasta a Igreja dos seus fiéis. O Parlamento Português aprovou, no início do mês, uma proposição de lei que permite o casamento de pessoas do mesmo sexo. O Primeiro-Ministro português, José Sócrates, considerou aquele dia (08/01/2010) "um momento histórico". Lembro que Portugal, logo depois da Itália, é o país europeu onde o catolicismo encontra maior aceitação. Isso significa que os fiéis católicos de Portugal não concordam com a posição da Igreja. O casamento gay é uma realidade em vários países europeus (muitos deles, majoritariamente protestantes, como Holanda, Alemanha e Inglaterra). Nos EUA (também majoritariamente protestante), vários estados permitem a união. Na América Latina, Argentina e México, este último a partir de março, já permitem também.
No Brasil, o Governo lançou no final de dezembro, o 3º Programa Nacional de Direitos humanos, que defende o projeto de lei do casamento gay. A matéria ainda terá que passar no Congresso Nacional. Aí o bicho pega!! A bancada religiosa (católicos e protestantes) entra em ação e barra qualquer coisa nesse sentido. Na década de 90, um projeto de lei da então Senadora Martha Suplicy foi rejeitado por pressão dos representantes dos religiosos. Sou pessimista com relação a uma maior liberdade sexual no Brasil. Afinal, o nosso país tem uma sociedade de faz de conta: fazemos de conta que somos liberais e aceitamos a homossexualidade como algo natural. Tudo para o bem da moral e dos bons costumes...

Nenhum comentário:

Postar um comentário